quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tempos

Aproveitando o gancho de uma conversa que tive com um amigo :

É engraçado como a chamada "Roda da Vida" dos Hindus acaba fazendo um certo sentido, se formos analisa-la bem. Segundo a crença, a roda nos leva ao apíce, de onde tudo enxergamos, aonde nao estamos sendo oprimidos por nada, e la, a vida é leveza. Por outro lado, começamos a decair, até chegar lá embaixo, aonde nao há visao, aonde nao ha leveza, e sim, o peso de toda a roda sobre as costas.

A unica coisa substancial e verdadeira nesta vida é o efemero. Eu me proponho a ser um sensivel capturador daquilo que é efemero, passageiro. Estatico como a grande montanha, ou fluido como o grande rio ?

Na realidade, a estaticidade leva ao peso, a fluidez leva a leveza. Heraclito ou Parmenidas ? A Aithéia é o fogo, fluido e rapido ? Ou é a terra, estatica e lenta ?

Ah, esse é dos enigmas. One of my turns.

Hoje acordei estressado. Após receber uma boa notícia, fiquei mais feliz. E apos uma pequena discussao que acabou com a ma noticia, fiquei acabado. Agora vou pra faculdade, e quem sabe nao me levante de novo...Ou espero pela ligaçao ? Ou fico para baixo ?

A fluidez de meu humor em nada tem a ver com a estaticidade de meu cárater. Na realidade, o composto é sempre parte um e parte outro. O que me mantem unico é a combinacao. E a perfeiçao é uma questao de proporcao, pura e simplesmente.

Que tudo se assemelha as vezes à fumaça, que se dissipa sem deixar rastros, porém em um contínuo espectro. Talvez seja assim a vida. Cheia de tragadas e apagos.

2 comentários:

  1. gostei do teu texto

    E se a vida quando flui flui como um fluido não-newtoniano? Mudando de caracteristica de um segundo ao outro... fazendo movimentos caóticos?
    E as vezes ela me parece um plasma... ou seja em um quarto estado da matéria, q nosso conhecimento do dia a dia falha a descrever adequadamente.

    Modelos como a roda sempre simplificam... claro q tem partes q giram e giram como a terra gira em torno do sol... mas já essa rotação não é uma roda e sim uma elipse... mas ninguem fala da elipse da vida. Talvez falam do eclipse da vida.

    Na quimica aprendemos q nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma. Nesse sentido o verdadeiro e substancial seria a energia.

    A vida se estiver estática é menos vida. Ela prescisa da tranformação. O ambiente instável demais porem é hostil....
    Talvez a instabilidade é o preço q pagamos por sermos vivos.

    ResponderExcluir
  2. Grande Amigo.
    A flueza tambem vem com o pesar da vida.
    "A virtude esta na outra face a bater."

    Nao devemos ver aqueles que desejam o Findeiro de nosso caminho.
    Buscamos aqueles que nos querem BEM.
    Caimos para nos levantarmos.
    Levantamos para lutarmos.
    Lutamos nao somente para vencer.
    Lutamos para encontrarmos a VIRTUDE.

    Nunca tenha duvida que eu ja encontrei Virtude em voce. Nem por isso teremos tesour. Mas já és vencedor.

    ABRAÇO

    ResponderExcluir