segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Intelectuais domesticados ?

Gostaria de deixar aqui o meu protesto a respeito da domesticação do escritor.
Seria bom infecta-los e corrompe-los com as seguintes palavras : a liberdade individual é uma idéia essencial, e para tanto, se deve questionar a autoridade e pensar por si mesmo.
Autoridades? Elas nos querem cegos e surdos.
A respeito dos intelectuais latino-americanos, gostaria de ressaltar o fato de que somos os mais domesticados de todos.E não apenas isso, vivemos em um país aonde poderíamos sim ter alguma voz. No entanto, não temos. Por que ?
Aqueles de nós que passaram ao mainstream certamente estão confortáveis em suas posições. Tão pouco nossa academia de letras faz algo neste sentido; pois obviamente já possuem suas aspirações pessoais satisfeitas.
Poderíamos realizar organizações com o intuito de escrever e agir socialmente. Há inúmeras possibilidades para nos expressarmos nossas idéias aos governos e seus representantes. O caos é belo, no entanto, o ordenamento caos gera uma contradição impermeável. Nòs deveríamos usar nossos escritos como instrumentos produtores de realidade, não somente retratadores da realidade em si ou algo parecido. O que interessa, aqui, é a união e a organizãção das idéias e dos idealistas em uma esfera concentrada, visando a mudança social. Obviamente isto não é um conceito fácil de digerir, mas aqui vai a pergunta: qual seria a finalidade do escritor ? Do artista? E no Brasil ?
Certamente estamos confortáveis e relaxados em nossos postos, ao pensar que a escrita não deve ser instrumento de realização social. Walter Benjamim falava das consequencias da massificação da arte, e quanto a massificação do texto ? A internet é uma ferramente excelente para esta massificação, mas no que ela está sendo utilizada ?
Isto é apenas uma parte do desabafo. Posteriormente vou desenvolver esta idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário